Como cada um dos papéis do Scrum contribui para o sucesso do seu projeto


Com o grande sucesso dos métodos ágeis o número de empresas que os utilizam aumentou muito nos últimos anos. Mas, esse rápido crescimento fez com que algumas dessas empresas acabassem utilizando esses métodos sem antes compreender os valores que as sustentam e, consequentemente, usando indevidamente as práticas e ferramentas propostas.
[Leia também: Lado oculto da agilidade: o que (quase) ninguém te fala sobre “métodos ágeis”]
Dentre estes métodos, um dos mais utilizados é o Scrum que, algumas vezes, também é mal interpretado. Vamos então falar um pouco sobre cada um dos papéis envolvidos e como cada um deles pode atuar para que o projeto seja bem sucedido.


Dono do produto
O Dono do produto, frequentemente chamado de P.O. (Product Owner), é a pessoa que representa o cliente. Ele organiza e prioriza o Product Backlog (que é a lista de itens que devem ser desenvolvidos) de forma que o esforço do time de desenvolvimento possa trazer o maior retorno possível para o negócio. Para isso o P.O. precisa ter uma atitude ativa no projeto, se comunicar bem com os Stakeholders para alinhar os objetivos do projeto, com os usuários para compreender as reais necessidades e com o time de desenvolvimento para passar as informações necessárias e esclarecer qualquer dúvida que surgir. Essa atitude é peça chave para que o P.O. possa conseguir maximizar o retorno sobre o investimento.


Time de desenvolvimento
O time de desenvolvimento é composto pelas pessoas que vão efetivamente entregar uma versão do produto que está sendo feito. O time é auto-organizável e tem total autonomia para decidir como vai implementar os itens que o P.O. priorizou. Dentro do time existem todas as habilidades necessárias para que os itens possam ser desenvolvidos, mas não há uma divisão em cargos ou sub-times, mesmo que haja membros do time com competências diferentes, o sucesso ou o fracasso do desenvolvimento são de responsabilidade do time todo.


Scrum Master
Antes de falar como Scrum Master atua, é importante dizer que ele não comanda o time de desenvolvimento, mas ele deve servir o time. Ele é incumbido de auxiliar a compreensão e execução do Scrum. Dentre suas atividades, ele deve facilitar as cerimônias do Scrum, remover os impedimentos que estão prejudicando o desenvolvimento do projeto, ajudar o P.O. a organizar o Product Backlog, etc. Sobretudo, o Scrum Master deve dar suporte ao amadurecimento do time, de modo que os pilares e as práticas sejam totalmente compreendidos. Em outras palavras, o objetivo do Scrum Master é tornar-se desnecessário.
Perceba que isso não é apenas uma alteração na nomenclatura dos envolvidos, para todos os papéis é necessário que haja uma mudança no mindset em relação ao que é proposto pelo mercado tradicional de desenvolvimento de software. Essa mudança não acontece da noite para o dia, é preciso vivenciar isso no seu dia a dia para que com o tempo os valores sejam internalizados por cada membro da equipe.


Espero que tenha esclarecido sobre cada um dos papéis, mas é importante ressaltar que a colaboração de todos os envolvidos é peça chave para alcançar o sucesso do projeto.
Se quiser saber mais sobre o Scrum acompanhe nosso blog, em breve teremos outros posts sobre o assunto. Também sugiro o Livro Scrum — a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo.

Artigo de Guilherme Gonçalves. Para ver mais artigos do autor basta clicar na figura no inicio do artigo.